Brazil-IP

        O projeto Brazil-IP é um esforço colaborativo desenvolvido por uma rede de oito universidades brasileiras (UNICAMP, USP, UFMG, UFRGS, UFPE, PUCRS, UFCG e UNB) cujo objetivo é estruturar a área de projeto de sistemas digitais no Brasil. Patrocinado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo CNPq, o projeto tem, como meta a curto prazo, formar talentos humanos capazes de atuar no mercado moderno de desenvolvimento de IPs (Intellectual Property) e, a longo prazo, viabilizar a criação de Design Houses no país capazes de competir internacionalmente. Maiores informações em: http://www.brazilip.org.br/.

        O projeto que a UNICAMP foi responsável e do qual participei foi o desenvolvimento de um MP3 player. Ele foi desenvolvido em SystemC, traduzido para Verilog e testado em FPGA, participei do projeto até essa etapa.

       Como resultado dessa etapa foi criado o CINE-IP, uma espécie de jogo da memória em que o MP3, o MP4 e o 8051 (rodando em FPGA) foram integrados. O usuário escolhia uma música e um vídeo, se o aúdio escolhido fosse a trilha sonora correta do vídeo, um robozinho controlado pelo 8051 dançava. O vídeo com o CINE-IP pode ser visto aqui

        A etapa seguinte, realizada principalmente por Yang Yun Ju e André Costa, foi tranformar a parte final da decodificação do MP3 (responável por 60% do processamento) em silício. Como não participei dessa etapa não tenho maiores detalhes.

       Com o chip pronto, ele foi colocado em uma placa que se comunicava com uma FPGA Stratix da Altera, rodando um processador NIOS II, para controloar o envio e recebimento dos dados ao chip e para decodificar a parte inicial do MP3. O áudio decodificado era enviado para uma placa acoplada a FPGA que enviava o som para a caixa de som para ver a Demonstração do MP3 basta clicar no link.


 Placa com o chip MP3 (em amarelo, chip encapsulado em branco) com a FPGA embaixo da placa
 
 

Eu segurando a placa que estava decodificando e tocando o MP3


 

Chip MP3 encapsulado e a placa para acesso ao mesmo


 Conjunto com o MP3 e a FPGA


Alguns Chips do MP3 encapsulados

 

Alguns Chips do MP3 encapsulados ao lado de uma caneta para comparação de tamanho


Cada quadadinho desse é um chip MP3, sem encapsulamento


 Chips MP3 sem encapulado ao lado de uma caneta, para comparação de tamanho


 Mais MP3 sem encapsulamento


 Mais MP3 sem encapsulamento